O projeto editorial Officium Lectionis nasceu no dia 24 de outubro de 2020, mas o primeiro livro — NO ÍNTIMO DE UMA GRAMÁTICA MORTA, de Rui Nunes — só foi publicado no final de abril de 2021.
Três anos depois, celebramos o primeiro triénio da Officium Lectionis com a publicação do 74.º livro: AWARE, de José Rui Teixeira, no qual se reúnem os poemas de HABEAS CORPUS, UZUME e 15 inéditos de SORTIE DE SECOURS, com um extraordinário prefácio de Valter Hugo Mãe:
“O poema de José Rui Teixeira tem a imediata inscrição de sua sombra, seu espaço de invisibilidade, de leitura impossível, de fundura inalcançável. O que sinto agora é que a aceitação desse abismo se toma em certa calma. Há uma serenidade crescente em saber que tudo tombará nessa fundura infinita, talvez para que tudo se esqueça, talvez para que tudo perca o sentido, como se, mesmo que Deus nos espere, fosse assumido que nossa insignificância é a essência, e que a experiência de um só instante será a razão bastante para termos existido e para termos tentado a poesia. A impressionante obra de José Rui Teixeira sabe cada vez melhor que estaremos perdidos. Estaremos completamente perdidos. E isso é a sua capacidade de mais ver no escuro. Por isso aclara. Por isso, como um sábio, aclara.”