Na primeira quinzena de setembro, apresentamos três importantes edições:
Guilherme de Faria
Depois da publicação da sua poesia édita, em 2023, reunimos agora num volume [pela primeira vez] um conjunto de poemas inéditos, que constitui um importante contributo para o conhecimento da vida e da obra de Guilherme de Faria [1907-1929], uma das mais impressivas vozes poéticas do neorromantismo lusitanista. Edição de José Rui Teixeira, com o apoio do Município de Guimarães e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Teixeira de Pascoaes
Na sequência da publicação dos dois primeiros volumes da Poesia de Teixeira de Pascoaes [1877-1952], apresentamos agora o volume III, que reúne dois dos mais importantes livros do poeta de Amarante: Marânus [1911] e Regresso ao Paraíso [1912]. Pascoaes não é apenas a principal figura do Saudosismo e da ação cultural da Renascença Portuguesa, é um dos mais importantes autores da história da literatura portuguesa. Edição de José Rui Teixeira, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Município de Amarante.
José Rui Teixeira
Tendo reunido a sua poesia em Como um ofício [2021] e tendo publicado Habeas corpus [2022], José Rui Teixeira faz coincidir com o seu 50.º aniversário com Hitoritabi, livro que fecha o ciclo de Uzume [2024], numa edição bilingue português-castelhano, com tradução de Martín-López Vega, cianotipias de Sofia Brandão e introdução de Valter Hugo Mãe.