Furusato

Jul 11, 2023 | Destaques

A Officium Lectionis acolheu o projeto FURUSATO, que nasceu em 2023 com o propósito de estudar as relações interculturais entre Portugal e o Japão, documentando e refletindo sobre as áreas de interseção, de encontro e de coabitação entre a literatura e a arte, a teologia e a história das religiões, a filosofia e a antropologia cultural, e interrogando os processos de representação e significação da cultura japonesa e do japonismo nas circunstâncias endógenas e exógenas das construções antropológicas e literárias.

A etapa inicial deste projeto é a edição do livro de José Rui Teixeira: Furusato. O Japão de Valter Hugo Mãe: uma antropologia da reiteração poética.
A primeira parte é constituída por cinco capítulos: 1. Repensar o modo como pensamos o Japão; 2. Da antropologia da paisagem ao elogio da sombra; 3. Representações e autorrepresentações diante do espelho; 4. Apontamentos sobre a cultura japonesa; e 5. Apontamentos sobre o encontro entre Portugal e o Japão. A segunda parte tem dois capítulos: 1. O Japão de Valter Hugo Mãe; e 2. Okame-hachimoku. Na terceira parte são reproduzidos 36 extraordinários desenhos de Tomás Guerrero: uma narrativa imagética de Homens imprudentemente poéticos, de Valter Hugo Mãe.

No âmbito deste projeto, publicámos o livro de José Rui Teixeira e possibilitámos a aquisição de versões dos desenhos originais de Tomás Guerrero: a lápis azul e vermelho, marcador vermelho, tinta preta e pincel sobre papel aguarela de 370gr, no formato DIN A3 [297x420mm].


O projeto FURUSATO e este livro têm o apoio da Fundação Oriente e estão integrados nas comemorações dos 480 anos de amizade entre Portugal e o Japão.

Share This