No sábado 4 de março, às 16h., na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, José Rui Teixeira [diretor da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica] apresentará o primeiro de cinco volumes nos quais será reunida a obra poética de Teixeira de Pascoaes.
Este primeiro volume reúne a poesia da etapa coimbrã [1895-1901]: Pascoaes partiu para Coimbra no outono de 1895, onde terminou os estudos liceais e se formou em Direito. Entre 1895 e 1901, publicou o seu primeiro livro [logo rejeitado], colaborou com opúsculos, escreveu três poemetos e dois importantes livros: Sempre e Terra Proibida. Estes dois livros [reeditados num profundo processo de reescrita] ocupam a primeira parte destes volume; na segunda parte surgem os três poemetos desta fase: Belo, À Minha Alma e À Ventura; finalmente, na terceira parte, é editada a poesia que integra este volume por questões fundamentalmente documentais: Embriões, Cantigas para o Fado e para as «Fogueiras» do São João e Profecia.
Este volume inaugura um processo que terminará em 2025, com o quinto volume de uma das mais importantes obras poéticas da história da literatura portuguesa.